BMW R 1200 GS 3


BMW R 1200 GS

A BMW R 1200 GS LC (liquid cooled), é a big trail mais vendida no mundo e é considerada pela imprensa especializada a melhor do mundo.
Vamos falar na prática o que essa moto tem de tão especial. Não vou transcrever o manual, vou falar na prática os recursos da motocicleta e como funcionam. Percebi que muitos proprietários desta moto sabem muito pouco destes recursos, o que obviamente significa que não leram o manual. Vou falar sobre a modelo Premium, que é o topo de linha. Vamos começar pelas suspensões. Elas são semi ativas, e com regulagem eletrônica, dentro da configuração que se escolher, ela endurece ou amolece as válvulas de compressão e retorno. Isto mesmo tudo quase que instantaneamente através dos sensores de nível de altura das suspensões. Se você tiver um feeling razoável, vai notar que quando se está sobre um asfalto liso, ela roda mais macia, quando entra num asfalto pior nota-se que ela fica mais rígida imediatamente. Antes de continuarmos com as explicações vamos assistir ao filme mostrando as configurações.

O Dynamic ESA define para cada configuração escolhida, o controle de tração (ASC) deixando escorregar mais ou menos, a sensibilidade do ABS e a sensibilidade do acelerador.
Por exemplo, se você colocar no modo Dynamic, a suspensão no modo hard (que é o padrão), o acelerador responde mais rápido, a suspensão fica mais rígida e o controle de tração aceita que a roda traseira escorregue um pouco. O ABS se ajusta dependendo do gripe do solo. Agora tudo isso se altera rapidamente à medida que as condições do solo mudam, se ajustando para que se possa ter maior controle.
A motocicleta vem com um plug-in que quando instalado, permite mais regulagens. Desta maneira temos as seguintes opções:

Resposta do acelerador Regulagem das válvulas de compressão e retorno
Dynamic = Resposta Rápida Hard
Normal
Soft
Road = Resposta Direta Hard
Normal
Soft
Rain= resposta mais lenta Hard
Normal
Soft
Enduro = resposta mais lenta Hard
Soft
Enduro Pro = resposta direta  Hard
Soft

A regulagem da mola (pré-carrega) pode ser usado os três modos em qualquer configuração

Se não usar o plug-in dá para fazer as mesmas regulagens, só que depois que desligar o motor, ao ligá-lo novamente as regulagens voltam para o padrão. E sem o plug-in não tem Enduro Pro.
Vamos pro lado prático. Minha dica é a seguinte, no modo Dynamic use  a regulagem das suspensões no Hard se estiver andando forte, ou Normal se estiver andando mais devagar, no Road use Normal ou Hard dependendo se está andando rápido ou não e no Rain use Soft ou Normal, também dependendo da velocidade e da qualidade do asfalto.
Outra dica, se estiver numa estrada de terra sem buracos e com cascalho, use o Road ou Rain, ou Enduro com regulagem Soft, pois está num piso muito escorregadio.
Outra dica muito importante, sempre que retirar a motocicleta do revendedor, verifique se as regulagens foram alteradas.

Caso você queira fazer um weeling por exemplo, vai ter que desligar o ASC, caso contrário não vai conseguir fazer.

Todos esses recursos associados ao para-brisa regulável em altura, que protege muito bem sem oferecer turbulência na cabeça do piloto, o banco do piloto também regulável em duas posições de altura, o banco do garupa com regulagem da posição um pouco mais a frente ou um pouca mais atrás, além de se poder regular a posição de todos os comandos inclusive posição do guidão, Cruise control e aquecimento de manopla, tornam essa motocicleta extremamente confortável , ágil e muito rápida em curvas, em função dos melhoramentos já mencionados nas suspensões, da geometria mais agressiva (25,5 graus de rake e 3,9 polegadas de trail) e dos novos pneus mais largos e com perfis mais baixos.
Outra coisa muito importante para o conforto é a quantidade de calor enviada ao corpo do piloto, posso garantir que com esse motor boxer o envio de calor é quase zero. Aliás outra motocicleta que me lembro de não enviar calor ao corpo do piloto é a Honda Gold Wing, também com motor boxer, só que seis cilindros. A velocidade cruzeiro é em torno de 150 km/h, superior a velocidade máxima permitida nas estradas brasileiras.
Acho que fica claro o porquê do sucesso desta motocicleta.


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