BMW S 1000 RR 2016 Matéria 5 4


BMW S 1000 RR 2016
Matéria 5
Lap Timer

Nesta matéria vamos falar sobre o Lap Timer. Antes vamos recapitular algumas funções que já foram demonstradas nas matérias anteriores mas que são fundamentais na pilotagem. Estas funções são os modos de pilotagem, Rain, Sport, Race, Slick e o User. Atrelado a estas funções temos o ASC (Controle automático de Estabilidade), o ABS (Sistema de anti bloqueio), o DTC (Controle dinâmico de tração) e o DDC (Ajuste dinâmico de amortecimento). É importante lembrar que cada uma dessas funções trabalha relacionada com o modo de condução e com a configuração efetuada pelo piloto. No modo esporte por exemplo, o ASC, o ABS, o DTC atuam mais cedo, e o DDC tem uma regulagem mais macia, desde que não tenha sido alterado pelo piloto. O filme mostra bem esse efeito, andando mais forte na pista no modo Sport, veja que o ASC começa a piscar indicando que a roda traseira está numa velocidade maior que a dianteira (começou a escorregar) e ele entra em ação diminuindo a potência do motor alterando a sensibilidade do ABS e do DTC. Na pista é melhor desligar o ASC, mas na estrada não, é o anjo da guarda da BMW.
Se estivesse no modo Race por exemplo, provavelmente o ASC não entraria em ação naquele ritmo de volta, ou entraria menos, talvez na segunda perna do esse do Senna e na saída do sol, por exemplo.
A informação mais desejada numa pista é o tempo de volta. Hoje em dia a maioria das motocicletas super esportivas vem com o Lap Timer. Com a BMW não foi diferente, só que apresenta tanta informação que passa a ser uma verdadeira telemetria de como você pilotou a cada volta. Vou mostrar como funciona o Lap timer e as suas informações, na próxima oportunidade de pilotar em pista vamos explorar mais o Lap Time


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