BMW S 1000 XR 2018 6


BMW S1000XR
2018

A nova XR vem com novidades não só nas cores, cinco cavalos a mais passando para 165hp de potência, ABS Pro que atua também com a moto inclinada, suporta quatro quilos a mais de carga e novas buchas de borracha para diminuir a vibração do motor. No resto ela é igual ao modelo anterior, veja a matéria “teste da BMW S1000XR 2016”, vem com todos os controles eletrônicos ASC, ABS Pro, DTC e Dynamic ESA. Com o plug codificador instalado os modos de condução são:
Rain, Road, Dynamic e Dynamic Pro. No Dynamic Pro o controle de Wheelie é desativado. No modo Rain e Road o torque do motor é reduzido.
O ESA possui dois modos para ajuste das válvulas de compressão e retorno das suspensões, Road e Dynamic, dentro da função escolhida as válvulas se ajustam automaticamente de acordo com as condições do terreno, e tem três níveis de pré-carga da mola, 1 capacete, 1capacete e uma mala e dois capacetes.
Como já comentei na matéria do modelo anterior, a XR não gosta de ondulações, ela balança e dependendo da ondulação, dentro de uma curva por exemplo, pode assustar, portanto as suspensões devem estar sempre reguladas para o tipo de uso. A motocicleta testada estava equipada com pneus de pista os mesmos que equipam a BMW S1000 RR, e o problema de dirigibilidade piorou quando em terreno ondulado ou acidentado, a moto copia todas as irregularidades. Para entrar na curva é preciso um certo esforço e quando a curva é de baixa velocidade ela quer cair para dentro. É aconselhável só usar este tipo de pneu quando for andar em pista de velocidade.
A proteção de vento é boa, o para-brisa tem dois níveis de altura. O banco tem muito pouca forração (para compensar a altura da moto em relação ao solo) e é largo dificultando colocar os pés no chão de pessoas com baixa estatura.
A XR vem equipada com o shift assistant, dá para mudar as marchas para cima e para baixo sem o uso da embreagem (mudanças para cima é só estar em aceleração, e mudanças para baixo manter o acelerador totalmente fechado), funciona perfeitamente e aliado a potência do motor quatro cilindros é um prazer pilotar, as ultrapassagens são mais seguras e as freadas também, a eletrônica acerta o giro nas reduções. 0 painel fornece todas as informações, tem até Lap timer.
Como suas irmãs, ela vem totalmente equipada, cruise control, aquecedor de manoplas, suporte para GPS, cavalete central, protetor de manete e uma serie de acessórios disponíveis para tornar a sua viagem mais segura, confortável e agradável.
Sugestão de regulagem das suspensões e modo de condução, só piloto.
Estrada
Modo de condução: Dynamic ou Dynamic Pro (a fábrica aconselha só usar o Dynamic Pro com pneus com bom gripe)
Suspensões: Dynamic
Pré-carga: 1 capacete ou 1capacete

Cidade
Modo de condução: Road
Suspensões: Road
Pré-carga: 1 capacete

Obs: na chuva sempre usar modo de condução “Rain”, além de diminuir o torque do motor, o ABS e o controle de tração entram em ação mais cedo, e a suspensão fica mais mole.

Nova BMW S 1000 XR 2018 – Ficha Técnica
 Motor: 4 cilindros em linha, 4 tempos, 16 válvulas com duplo comando, refrigeração mista (líquido e óleo)
 Motor: 4 cilindros em linha, 4 tempos, 16 válvulas com duplo comando, refrigeração mista (líquido e óleo)
 Diâmetro / curso: 80 mm x 49,7 mm
 Cilindrada: 999 ccm
 Potência máxima: 165 hp a 11.000 rpm
 Torque máximo (Nm)/RPM: 114 Nm a 9.250 rpm
 Taxa de compressão: 12.0 : 1
 Preparação do combustível / gestão do motor: Injeção eletrônica
 Combustível: Gasolina
 Alternador / Autonomia: 486 W
 Bateria: Selada, 12 V / 8 Ah
 Embreagem: Multidisco em banho de óleo, deslizante, operada mecanicamente
 Câmbio: 6 marchas
 Transmissão: Corrente
 Quadro: Tipo Diamond Frame em alumínio. Motor parcialmente integrado ao chassi
 Suspensão dianteira: Garfo telescópico invertido
 Suspensão traseira: Balança traseira em alumínio
 Curso da suspensão dianteira / traseira: 150 mm / 140 mm
 Distância entre eixos: 1,548 mm
 Trail: 117 mmÂngulo da coluna de direção: 64,5°
 Rodas: Alumínio
 Roda dianteira: 3.50 x 17″
 Roda traseira: 6.00 x 17″Pneu dianteiro 120/70 ZR 17
 Pneu traseiro: 190/55 ZR 17
 Freio dianteiro: Disco duplo de 320 mm com pinças flutuantes de 2 pistões / BMW Motorrad ABS
 Freio traseiro: Disco de 265 mm com pinça flutuante de 2 pistões / BMW Motorrad ABS
 ABS: BMW Motorrad ABSComprimento (mm) : 2.183 mm
 Largura (mm): 940 mmAltura (mm): 1408 mmAltura do banco (mm): 840 mm
 Curvatura das Pernas: 1.894 mm
 Peso em ordem de marcha 1): 228 kg
 Peso total permitido: 434 kg
 Carga útil (com equipamento de série) : 206 kg
 Capacidade do tanque de combustível: 20 litros
 Reserva: Aprox. 4 litros


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

6 pensamentos em “BMW S 1000 XR 2018

  • Eurico Carneiro

    Prezados,
    Devido a intenção em melhor conhecer a S1000XR para uma possível troca de marca e modelo atual, venho expor minhas dúvidas e comentários, esperando dos senhores informações convincentes da qualidade desta BMW para substituir minha Versys 1000 (japonesa). Além de força, ela me entregará mais segurança e conforto para o dia a dia de trabalho e pequenos passeios com a esposa?
    Acompanhei diversas reportagens a respeito da s1000 xr, onde apontavam com decepção a vibração de Guidon a velocidades próximas a 120km e socos no motor em velocidades baixas,
    No meu entendimento, esse tipo de característica não caberia a proposta de uma cross over de 4 cilindros com seus aproximados 160 hP, alta tecnologia embarcada e uma construtora (almost premium)- Possuo uma Versys 1000 onde trafego por velocidades baixas e altas com muito conforto, sem vibrações e/ou socos que me impeçam o dia a dia de trabalho ou a passeios por florestas – Será que os “japas” continuam mais equilibrados??
    Gostaria de saber os pontos acima apontados foram corrigidos pela BMW e se confirmaram realmente estar ok?
    Uma “pepita” destas (S1000XR) restrita altas velocidades e viagens fortes, não faz sentido para o público potencial e consumidor de bigtrails/crossover.

  • Fabio

    Gostaria de saber a altura livre do solo da XR e da GS 1250. Pretendo ir ao atacama e gostaria de saber qual das duas não vai pegar tanto em baixo.

    • Marcos Pedroso Autor do post

      A altura das duas são parecidas por volta de 850mm dependendo do banco.
      A GS tem maior distância em relação ao solo além de protetor de carter, bem mais adequada para este tipo de viagem.