Croácia 3

De Munique a Dubrovnik

Uma viagem, que como dizem, tem que ser feita antes de morrer. Saindo de Munique, a chique capital da Baviera, fomos direto para Hallstatt na Austria. Por que Hallstatt? Eu estava certa vez em um Shopping em São Paulo em frente a uma lojas de eletrônicos e tinha uma TV enorme mostrando imagens lindas de lugares do mundo. De repente apareceu uma vila linda na beira de um lago, Hallstatt. Pensei, vou chegar em casa o ver exatamente onde fica, e se não for muito fora do roteiro vou incluí-la. Como se pode ver no filme, valeu a pena. O Hotel que reservamos era de costas para a praça e de frente para o lago, e como estávamos de motocicleta, nos deixaram estacioná-las no local (os carros ficam estacionados fora da pequena vila).
No dia seguinte partimos em direção a Villach ainda na Áustria. Estradas maravilhosas, asfalto perfeito, clima delicioso, sol e frio. Em Villach passamos só uma noite num hotel muito bom. Considero o mês de Setembro a melhor época para se viajar de motocicleta na Europa, pois chove pouco, a temperatura é muito agradável e a baixa estação facilita encontrar hotéis a preços convidativos. De Villach partimos para Logatec na Eslovénia. A Áustria tem uma topografia linda dividindo montanhas e vales, tudo muito verde.
Respeitar o limite de velocidade dentro das cidades é importante, pois fomos multados duas vezes, pois os guardas ficam no final da cidade com radar e você esquece de ver a placa que indica final do limite de velocidade e acaba acelerando.
Chegando Logatec na Eslovénia, ficamos num hotel simples mas novo – Vila Tollazzi, onde fomos muito bem recebidos pela proprietaria. A cidade é pequena, fomos caminhando até uma pizzaria típica, jantamos e bebemos cerveja. No dia seguinte partimos para Split, onde entramos na Croácia pelo interior, passando por Ljubljana e após Split. A Croácia tem uma natureza linda, o mar azul turquesa e as construções antigas muito bonitas. O novo já não se pode dizer o mesmo, pois sāo construções bem simples. O “point” de Split é Riva, lugar a beira do mar na parte antiga da cidade com restaurantes lojas e bares. Muito bonito e com gente bonita.
De Split fomos a Dubrovink pelo litoral, passando pela Bosnia – faço uma sugestão – vá pelo interior que é muito lindo e volte pelo litoral. A vista do mar na volta é de tirar o folego. Nós fomos e voltamos pelo litoral porque pegamos chuva na ida e perdemos alguns cenários.
Dubrovink é linda, a cidade antiga é o “point”, toda murada e a beira mar, tendo vários restaurantes e lojas. O que estraga a vista da baia da cidade são os enormes navios de cruzeiro atracados. De Dubrovinik voltamos pelo litoral e subimos pelo interior até Otocec na Eslovénia, onde existem ótimos hotéis a preços convidativos nesta época do ano.
Otocec fica entre Ljubljana e Zagreb. Pernoitamos em Otocec e no dia seguinte fomos a Sarentino na Itália. Novamente ficamos num ótimo hotel no alto da montanha, onde ficamos dois dias. No dia seguinte, saímos cedo para visitar a regiāo dos Dolomitas que é realmente imperdível.
No segundo dia partimos para Kirchberg na Austria, cruzamos o famoso Grossglockner, “High Alpine Road” ao lado da maior montanha da Áustria, com 3.798 m de altitude e o passo com 2.504 m – pena que na parte mais bonita da estrada estava chovendo.
Ficamos dois dias em Kirchberg para conhecer a regiâo e depois seguimos para Lindau na Alemanha, onde nos hospedamos em mais um hotel maravilhoso. Finalmente no dia seguinte partimos para Munique, hora de devolver as motocicletas e o final de mais uma viagem por regiões maravilhosas da Europa.