Curso dePilotagem 5


Curso de Pilotagem

Já comentei em outras matérias que quem acha que já sabe tudo sobre pilotagem de motocicleta está totalmente enganado. Estamos aprendendo sempre, mais do que isso, temos que evoluir junto com a evolução das motocicletas. Como já falei, o Valentino Rossi está sempre aprendendo e se reinventando.
Sugeri a um amigo fazer o curso de Pilotagem do Geraldo Tite Simões.
Sugeri também ler e praticar os ensinamentos do Riding Skills, antes de fazer o curso.
Transcrevo na íntegra o que ele achou da experiência.

Marcos Pedroso sugeriu-me fazer o curso de pilotagem de moto do Tite, no autódromo de Piracicaba.
Apesar de meus 61 anos e andar de Leonette desde os 14, achei que não tinha mais nada a aprender e que seria uma perda de tempo, mas resolvi me inscrever pois poderia estar com uns amigos e dar umas voltas no autódromo, coisa que nunca tinha feito.
Também estava parado um tempo devido a uma tendinite fruto de uma viagem nesta mesma moto a Chile e Argentina em novembro do ano passado.

Bem, não tenho uma esportiva, tenho uma Tiger Tiger Explorer 1.200, uma Big Trail, esse é a minha quarta Triumph Tiger desde 1995.

Apesar de cético, gostei da parte teórica das aulas e de ter aprendido a fazer uma melhor frenagem na estrada ou quando em velocidade. O curso é bem modulado, explicado e bem treinado, consegue-se realmente ter um posicionamento melhor nas curvas e uma melhor frenagem antes das curvas.
Tem sempre um guia na pista e pode-se ultrapassar nas retas, tem gente com motos esportivas excelentes e tem gente que está aprendendo, nada de sustos ou excessos nas curvas.

Na parte da tarde, pudemos ir seguindo o Tite na pista para conhecer o melhor traçado, depois passávamos e ele seguia cada um individualmente e fazia comentários sobre a postura, tomada, curva, etc.

No total dei umas 29 voltas na pista e na parte da tarde, no final umas 6 a 8 voltas da maneira que gostamos, acelerando bem e escovando a lateral dos pneus e a ponta das botas nas curvas bem fechadas.
Poder fazer umas voltas numa pista sabendo que não vai ter um carro devagar na frente e poder se concentrar apenas nas freadas, tomadas e aceleradas no meio da curva é emocionante, adrenalina no alto e uma satisfação e alegria muito grande depois.
Lembro de ver muito o conta-giros e até mesmo que marcha estava algumas vezes e testar a 2* ou 3* em uma curva de média, mas não me lembro de ter visto o velocímetro nenhuma vez.

No futuro, quero ir outra vez na minha moto e depois testar uma esportiva, realmente valeu a pena.

Miguel Lowndes Dale


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

5 pensamentos em “Curso dePilotagem