Desgaste de Pneus 2


Desgaste de pneus

 

 

Numa motocicleta, quando os pneus começam a gastar, a dirigibilidade fica comprometida e nos casos dos modelos sport Touring, sport e super sport este efeito se faz mais perceptível.

É comum você encontrar motociclistas que por não estarem com o feeling apurado, por diversas razões (andam pouco, não praticam, etc.), levam o desgaste dos pneus a níveis acima do recomendado, e não percebem a deficiência de dirigibilidade, aí quando trocam os pneus comentam, nossa minha moto está uma maravilha, é outra moto.

O desgaste dos pneus varia muito em função do modo de utilização, se é utilizado muito em cidade por exemplo, o pneu traseiro tende a ficar quadrado, gasta mais no centro da banda de rodagem do que nas laterais, o dianteiro fica com escamas em virtude das freadas. Geralmente quem tem moto esportiva o desgaste tende a ser mais uniforme porque ela é mais utilizada em estradas e em eventuais track days.

Os pneus tem pequenas saliências (TWI – Tread Weare Indicator) dentro de alguns sulcos que quando o desgaste atinge essas saliências o fabricante recomenda a troca. Há casos dependendo da utilização que é aconselhável proceder a troca antes da marca ser atingida. Veículos de duas rodas são muito sensíveis a desgaste de pneus, pois altera a geometria.

 

TWI2

 

 

 

 

 

Eu aconselho trocar sempre o dianteiro e traseiro juntos, algumas pessoas trocam só o traseiro pelo fato de em alguns casos o desgaste dianteiro não ter chegado na marca.

Em motos super esportivas principalmente, esta atitude pode alterar muito a dirigibilidade.

Pode-se trocar um pneu de cada vez em motocicletas de pequena cilindrada e em motocicletas que são usadas apenas na cidade.


Gostei(1) Não Gostei(0)

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 thoughts on “Desgaste de Pneus

    • Marcos Pedroso Autor

      Exatamente, e tem que respeitar as medidas recomendadas pelo fabricante da motocicleta.
      Se na hora tiver dúvida é só entrar no Riding Skills e consultar na matéria decifrando pneus.