Ducati Multistrada ABS 2016 4



Ducati Multistrada ABS
2016

Nada como a concorrência para melhorar um produto. No caso das motocicletas, algumas categorias sempre foram muito concorridas e a mais concorrida sem dúvida é a super sport. Mas duas categorias estão em alta no mercado, as big Trail e uma derivação mais recente que são as multiuso ou crossover como alguns chamam. Graças a essa concorrência quem ganha é o consumidor. A Ducati foi a primeira a entrar neste segmento lançando a Multistrada, em seguida outras marcas como KTM e BMW entraram no mercado.
A nova Ducati Multistrada melhorou em tudo em relação ao modelo anterior (veja matéria aqui no Riding Skills). Melhor conforto em função de um banco mais macio, de uma melhor proteção de vento, e principalmente devido ao novo motor DVT ( Desmodromic Variable Timing). Este motor com comando de válvulas variável ficou mais suave, com menos vibração e mais potente, agora com 160 HP. Em termos de suspensão, como a Multistrada da matéria anterior estava equipada com suspensão semi-ativa com regulagem eletrônica, não dá para fazer uma comparação com este modelo que é equipado com suspensão com regulagem manual. O acabamento de um modo geral melhorou, desde os comandos até o painel de instrumentos. Os faróis iluminam muito bem, os espelhos retrovisores dão uma ampla visão, um cavalete central seria bem vindo e a borracha da alavanca de câmbio continua desgastando rápido. Em termos de desempenho, ela vem com quatro modos de condução, Sport, Touring, Urban e Enduro, totalmente customizáveis. São três níveis de potência (High, Mediun, Low), controle de tração (DTC) com 8 níveis de sensibilidade sendo que o 1 é o menos sensível e o 8 o mais sensível, ideal para uso na chuva por exemplo, ABS com três níveis de sensibilidade, 1 menos sensível e 3 mais sensível, e o DWC, controle de weeling em 8 níveis. Há a opção Default que é uma programação de fábrica para cada um dos modos de condução. Dentro de cada modo você pode alterar estas regulagens de acordo com o uso e ao seu estilo de pilotagem, inclusive é possível desligar o DTC, o ABS e o DWC.A motocicleta é muito ágil, roda de aro 17 polegadas na frente um angulo de esterço muito bom a torna fácil manobrar no trânsito, e com uma regulagem adequada de suspensões é um prazer contornar as curvas nas estradas de montanha, e se você freia até ou quase até a tangência da curva ela entra com muita facilidade. Como o próprio nome diz, é uma motocicleta multiuso, desde uma trilha leve passando pelo uso do dia a dia, longas viagens e até track day. Portanto é muito importante que para cada uso, as suspensões e o modo de condução estejam com a regulagem adequada, caso contrário vai ficar difícil pilotá-la. O motor é econômico, em ritmo de teste, abusando algumas vezes do acelerador, o consumo médio foi de 16,5 Km/l, muito bom. A concepção deste motor exige mudanças de marcha com mais frequência que um quatro cilindros por exemplo. Andar abaixo de 100 Km/h em sexta marcha ela começa tossir pedindo uma marcha a baixo.

Conclusão
Cidade: ágil, esterça muito bem e não envia muito calor ao piloto, além de ser macia, absorve bem os buracos da nossa terrível cidade de São Paulo.
Estrada: boa proteção de vento, vibra pouco, econômica e com uma regulagem adequada das suspensões é um prazer contornar as curvas e ter conforto nas retas.

É páreo duro para suas concorrentes diretas, a BMW S 1000 XR e KTM 1190 e 1290 Adventure

Sugestão de regulagem das suspensões para uma pilotagem mais esportiva no asfalto.

Suspensão dianteira.
Compressão: três clics no sentido anti-horário partindo da posição mais dura.
Retorno: quatro clics no sentido anti-horário partindo da posição mais dura.
Pré-carga da mola: cinco estrias aparecendo

Suspensão traseira.

Pré-carga da mola: vinte clics no sentido horário partindo da posição mais mole.
Retorno: 3 clics no sentido ante horário partindoo da posição mais

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