Durabilidade dos Pneus


Durabilidade dos pneus

A durabilidade dos pneus de uma motocicleta depende de uma série de variáveis, tipo de pneu, tipo de motocicleta e principalmente o modo como eles são utilizados.
Vamos falar sobre desgaste dos pneus de dois tipos de motocicletas de grande cilindrada mais vendidas, as big trail e as esportivas.
Os pneus de big trail tem sulcos maiores inclusive nas laterais e os das esportivas tem pouco sulco sendo que a lateral é completamente lisa oferecendo maior grip.
Falando sobre pneus com sulcos, se a utilização da motocicleta for na maior parte em estradas com muitas curvas, as laterais dos pneus vão se desgastar mais e no pneu traseiro o desgaste vai ser irregular conforme figura 1, fica ondulado perdendo grip, Portanto é hora de trocar mesmo que não tenha atingido a marca. Já nos pneus esportivos conforme figura 2 o desgaste é mais linear por não haver sulcos nas laterais, dependendo do uso pode-se trocar só quando atingida a marca.

Figura 1

Figura 2

Outro exemplo é quando se usa a motocicleta no dia a dia, a tendência é que os pneus fiquem quadrados, gasta muito o centro de rodagem e no dianteiro forma escamas em virtude das frenagens deixando o centro de rodagem ondulado. Portanto as marcas de troca nos pneus são uma referência. O feeling do piloto é que vai determinar a hora da troca.


Gostei(0) Não Gostei(0)

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *