Equilíbrio II 2


Equilíbrio II

Voltando ao assunto equilíbrio, é notório que muita gente tem medo do peso de certas motocicletas, principalmente as mulheres. Acontece que hoje em dia a maioria das motocicletas a partir de seiscentas cilindradas pesam mais de cento e oitenta quilos, portanto enquanto paradas a partir de um certo grau de inclinação ninguém consegue segurar.
Vou dar um exemplo que me marcou bastante na década de oitenta, o piloto Gaston Rahier, tri campeão mundial de motocross na categoria 125cc, ganhou dois Paris Dakar com as enormes BMW. Com apenas 1,57m de altura ele não conseguia colocar os pés no chão, nos acampamentos, do lado da sua motocicleta tinha um banquinho para ele subir na moto.
É lógico que uma motocicleta com baixo centro de gravidade e que você consiga encostar os pés no chão ajuda bastante. Mas não é fundamental, o importante mesmo é ter equilíbrio para mantê-la na posição vertical ou perto da vertical quando parada, e na vertical quando estiver parando e quando estiver partindo, desta maneira alcançando apenas um dos pés no chão já é suficiente. Com a motocicleta em movimento tudo fica mais fácil. Aliás quando estamos parado e vamos fazer um retorno ou uma curva fechada, o certo é colocar no chão o pé do lado de dentro da curva para a motocicleta inclinar para o mesmo lado caso contrário ela não vira. Prestar atenção onde vai estacionar também é importante porque se houver um desnível grande no chão você pode não alcançar o chão, daí a motocicleta inclina num angulo que fica difícil segurar. Lembre-se, para parar e sair mantenha sempre o olhar para a frente, nunca para baixo, desta maneira você não se desequilibra na parada e nem sai catando galinha na partida. Outra dica, use o freio traseiro juntamente com o dianteiro na parada, a motocicleta afunda menos a frente ajudando a manter o equilíbrio. Leia a matéria “Equilíbrio” tem muitas dicas.


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