Leia e Pratique 6


Leia e Pratique

Para os homens em geral, aqui e no resto do mundo, quando o assunto é carro ou motocicleta, uma grande parte se acham não só entendidos mas os melhores pilotos, e que não há mais nada a aprender. Gozado, o Valentino Rossi, nove vezes campeão do mundo no motociclismo de velocidade, teve que se reinventar para voltar a vencer, e quando perguntaram a ele se estava copiando o estilo de alguém, humildemente respondeu, estou me baseando no estilo do Lorenzo. Mesmo o melhor piloto do mundo tem que estar sempre se atualizando e aprendendo. Acabou vice campeão em 2014 na frente do Lorenzo.
Outro dia eu estava chegando em Itatiba, e emparelhei com outro motociclista que estava fazendo o mesmo trajeto que eu. Percebi que pilotava muito bem e quando chegamos em Morungaba disse a ele, vou te dar o folder do meu site, daí ele falou, acho que você já me deu outro dia ali no posto, me olhando com um certo ar de desprezo! Dei chau e continuei meu passeio. No caminho pensei, tenho certeza que ele não entrou no site e ou aplicativo.
Na volta quando parei no pedágio de Louveira coincidentemente ele chegou logo atrás. Paguei e fui embora. Na Rodovia Anhanguera nos encontramos de novo. Fiquei reparando como contornava as curvas e não deu outra, fazia as curvas colado no muro, Bingo, se entrou no site não leu a matéria”Pilotagem em Estrada de Mão Dupla”. Pena, este cara está correndo um risco enorme e colocando outros em risco também (no site, vá em Busca e digite pilotagem em estrada de mão dupla e leia a matéria).
Nestes anos todos notei que, a falta de educação no trânsito e o desconhecimento total de regras e leis, varia em função do nível intelectual da pessoa, ou seja, nos países desenvolvidos o número de pessoas que pensam desta maneira é infinitamente menor.
Num país como o nosso onde a maioria não respeita as leis e uma grande parte nem as conhece, correm um tremendo risco desnecessário (isto serve para motorista de carro, motorista de caminhão, motorista de ônibus, ciclista e pedestre, é o povo na sua maioria). Na Europa por exemplo, o pessoal anda rápido mas respeitam as leis principalmente nos perímetros urbanos, nas estradas andam rápido e muitas vezes acima do limite permitido, mas não apostam corrida nem fazem ultrapassagens perigosas.
E lá os governos estão atentos. Uma das maneiras que ajudou a acabar com os rachas nas estradas foi construir pistas de velocidade.
Aqui vão mais algumas irregularidades praticadas por alguns motociclistas nas nossas estradas.
– Apostam corrida
– Ultrapassam veículos ao mesmo tempo, uns pela direita e outros pela esquerda
– Andam com os espelhos retrovisores fechados, não tendo visão do que acontece atrás.
– Invadem a pista contrária quando estão em estrada de mão simples.
– Ultrapassam veículos sem dar uma distância segura, passam a poucos centímetros.
– Alguns andam sem equipamento adequado.
– Andam lado a lado.
– Param na estrada em lugares perigosos como alças de acesso, curvas, etc.
– Andam entre os carros no trânsito a uma velocidade muito superior a correta que é um pouco acima da velocidade do fluxo.

Conclusão: mesmo que você seja um piloto rápido, a leitura e o treino vão te trazer muitos benefícios.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

6 pensamentos em “Leia e Pratique

  • Cinthia

    Você tem toda a razão!!
    Veja só. Você oferecendo um aplicativo gratuito e o cidadão nem assim se preocupa em ler… E quanto a falta de conhecendo das leis isso é um fato! O desrespeito idem !! Lamentável !!

  • Vagner

    Marcos, parabéns pela iniciativa e dicas que encontrei no seu aplicativo, conversei com VC em Morungaba por alguns segundos, que pena, gosto de aprender e sei que preciso melhorar muito, continuarei lendo as matérias, e algumas das que já li, condizem com a verdade e algumas aprendi de forma dolorida no bolso, parabéns!!

  • Annibal

    Realmente , a falta de educação é incrível Tenho reparado esses malucos andando de motocicleta sem nenhum conhecimento técnico e se achando um Valentino Rossi, muito boa a matéria.