O que fazer na hora de escolher a moto. 2


Toda vez que vamos adquirir um objeto de desejo, quanto menor o nosso conhecimento, maior é a vontade de escolher o que o coração sente, agindo na emoção.
Na escolha de uma motocicleta, geralmente a aquisição desta maneira dá errado.

Para quem vai adquirir a primeira motocicleta, o maior erro é adquirir uma moto esportiva. Ou acontece um acidente, ou não vai conseguir progredir na pilotagem.

Tenha em mente que uma superbike hoje em dia supera os 180 hp e atinge perto dos 300Km/h.

O correto é começar com uma motocicleta de média cilindrada, e fácil de pilotar. É comum pessoas adquirirem a motocicleta errada, e por diversas razões, desistirem de se tornar motociclista.

Desenvolvi um método para ajudar na escolha, que denominei de FHC.
F- finalidade
H- habilidade
C- coração
Ao contrário do que se costuma fazer, o F é o item mais importante na escolha de uma moto, o de maior peso, em seguida vem o H e por fim o C. Seguem dois exemplos extremos para facilitar o entendimento:
Exemplo A:
F- escolha de uma motocicleta para ser usada em pista de velocidade.
H- Se você não tiver muita experiência, escolha entre uma 500 ou 600 cilindradas. Caso já seja bastante habilidoso e com experiência, pode escolher qualquer cilindrada, de 600 a 1000, inclusive com preparação.
C- Neste caso o peso do C é pequeno, porque o importante é escolher a motocicleta que melhor você se adapte, pois vai contribuir muito para o seu aperfeiçoamento. Caso haja mais de uma motocicleta que você se adapte, daí sim deixe o coração escolher, vai te fazer bem emocionalmente.
Exemplo B:
F- escolha de uma motocicleta para dar um passeio num domingo de sol.
H- nesse caso o peso do H é menor, já que não é preciso muita habilidade para esta finalidade.
C- neste caso o peso do C é alto, pode escolher o que quiser, de Harley – Davidson a MV Agusta.
Mesmo os pilotos mais experientes, às vezes se apaixonam por uma motocicleta que não vai ter muita finalidade, porém pode escolhe-la, desde que você não fique arrumando desculpa pra si mesmo para explicar a compra.
Se você tiver várias motocicletas, muito provavelmente algumas escolhas vão ser mais em função do sentimento.



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

2 pensamentos em “O que fazer na hora de escolher a moto.