Pilotagem em Estrada de Pista Simples (tópico 1) 1


 

Quando estamos numa estrada de pista simples temos que ter em mente dois princípios muito importantes:

1o- estar sempre na sua mâo, nunca faça uma curva invadindo a mâo contrária, mesmo que tenha visão adiante. Se acostume a ficar sempre na sua māo, (não cruze a faixa). Ao permanecer sempre na sua mâo nas curvas, a segurança aumenta muito. Se você invadir a mâo contrária, tentando fazer a tangência ideal, como se tivesse numa pista, além de ter o campo de visão diminuído, se vier um veículo no sentido contrário, e der tempo de desviar, vai ser difícil se manter na estrada, se conseguir é porque não está tão rápido, portanto não tem sentido invadir a māo contrária, certo?

Lembre- se, a estrada é para se divertir e para isso precisa pilotar da maneira mais segura possível.

A tangência numa curva em estrada deve ser um pouco diferente da tangência ideal, deve-se tomar a curva um pouco mais tarde e sair mais fechado, desta maneira aumenta o campo de visão e a saída mais fechada é mais segura.

Tangência em estrada de pista simples

Tangência em estrada de pista simples

2o- Pelas leis de trânsito, numa pista de māo única, se for entrar à esquerda, o correto é parar no acostamento à direita, depois cruzar a estrada. Acontece que muitos motoristas não respeitam isto, entram à esquerda direto sem olhar atrás. Portanto fique atento ao ultrapassar um veículo, se no momento da ultrapassagem você vê que existe uma entrada à esquerda, como uma pequena rua de terra ou um posto de gasolina, espere para ultrapassar.

Repare que nos dois filmes abaixo, o piloto sempre está na sua mão, não cruza a faixa mesmo quando dá para enxergar o final da curva. É muito importante manter esta diciplina.


Quadro isolado 4

Quadro isolado 2 Quadro isolado 3 Quadro isolado 4Quadro isolado 3


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Um pensamento em “Pilotagem em Estrada de Pista Simples (tópico 1)

  • Annibal Mendes Gonçalves Neto

    Gostei dessa reportagem, eu sempre me concentro para nunca cruzar as faixas, mesmo quando tenho a visão total da curva, sempre faço a tangência dentro do limite das faixas.