Regulando a Motocicleta para seu tipo físico e estilo de pilotagem


Ao adquirir uma motocicleta, a primeira coisa a fazer é adequá-la ao seu estilo de pilotagem, e ao seu físico.
Ao adquirir uma bicicleta, o vendedor já a regula para o tipo físico do cliente. Na motocicleta se deve fazer o mesmo.
É muito raro as pessoas fazerem isto, normalmente usam a moto do jeito que ela sai da revenda.
Não vamos falar aqui sobre regulagem de suspensões, pois será um capítulo à parte.
A maioria das motocicletas fornece uma série de regulagens para que o motociclista se sinta o mais confortável possível, melhorando assim a sua pilotagem.
Os tipos de regulagem variam de motocicleta para motocicleta, leia a seguir quais são os principais:
A- Regulagem do manete do freio: pode-se regular a distancia entre o manete e a manopla, de modo a adequar ao tamanho das mãos e ao gosto do motociclista( mais alto ou mais baixo ) mais alto, uma leve pressão com os dedos já ativa o freio. Pode-se também, na maioria das motocicletas, regular o ângulo do manete, de modo a ficar numa posição bem confortável, sem ter que forçar o punho. É comum ver uma regulagem extrema em algumas motos de motoboys, com o manete em ângulo de 90 graus , parecendo um chifre. Provavelmente eles regulam desta maneira para que em caso de, por exemplo,  colidir com o espelho de um veículo, a moto não freie, pois neste caso o tombo é inevitável. Nunca faça isto, é muito difícil de freiar a motocicleta com o manete nesta posição, o melhor a fazer é colocar um protetor de manete, que aliás recomendo, pois evita que o manete  colida com algo e freie a motocicleta.

Dica: nunca deixe o Pedal do freio muito justo ( com pouca folga ), com o aquecimento do disco e das pastilhas ra roda traseira pode bloquear.

graduação de regulagem da altura do guidao

Graduação de regulagem da altura do guidao

Regulagem da altura da alavanca de freio

Regulagem da altura da alavanca de freio

Regulagem da altura da alavanca de cambio

Regulagem da altura da alavanca de cambio

Regulagem da distancia dos manetes do freio e da embreagem

Regulagem da distancia dos manetes do freio e da embreagem

 

 

 

 

 

 

 

 

 

B- Regulagem do manete de embreagem: é feita da mesma maneira que o manete de freio.
C- Regulagem do pedal do freio: pode-se regular a folga (com menos folga, uma leve pressão no pedal já ativa o freio, e vice – versa ).
D- Regulagem da posição do guidão: esta regulagem é muito comum nas motos que não tem semi- guidão, como as de Enduro, Trail e Naked. Na BMW R 1200 GS LC e na Triumph 800XC, por exemplo, existe até uma graduação para facilitar a regulagem.
E- Regulagem dos espelhos retrovisores: regule de maneira que se possa ter o maior ângulo de visão lateral, sem perder a visão traseira. Caso não consiga uma visão lateral muito boa, regule a haste.
F- Regulagem do pedal do cambio, pode-se regular a altura, e em algumas motos a distancia da ponta do pedal.
G- Regulagem da altura e inclinação do para-brisa: Algumas motocicletetas tem para-brisas regulável ( algumas com regulagem elétrica), regule em função da utilização, numa posição que te proteja do vento tentando evitar vibrações no capacete.
H- Regulagem da altura do banco do motociclista: várias motocicletas já tem regulagem de altura de banco, regule de acordo com o uso. Por exemplo, no uso do dia a dia,  para pilotar esportivamente use na posição mais baixa, o centro de gravidade fica mais baixo e o piloto senta mais dentro da moto. Numa viagem longa, pode-se alternar a altura para variar a o ângulo das pernas, tornando a viagem mais confortável.

 

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