Suspensão dianteira da Honda Gold Wing 2018 1


Suspensão dianteira da Honda Gold Wing 2018

Não é recente a tentativa de se desenvolver uma suspensão dianteira para motocicleta que substitua as tradicionais bengalas. Nas pistas principalmente, as bengalas ainda são imbatíveis. Porém quando a suspensão dianteira é comprimida (nas freadas atinge o nível máximo de compressão), ela altera a distância entre eixos e o ângulo de Rake, ou seja quando a suspensão é comprimida a distância entre eixos e o ângulo de Rake diminuem.

Quem acompanha motociclismo desde a década de 70 vai lembrar das Motocicletas Elf que corriam na categoria máxima (500 cc e motor dois tempos) sendo que um dos pilotos era o Hon Haslam. A moto impressionava pela suspensão dianteira totalmente diferente das bengalas. A grande diferença é que nas freadas o movimento da suspensão era exatamente na vertical, não alterando a distância entre eixos e nem o ângulo de Rake. A Elf andou bem nas pistas mas não o suficiente e o projeto foi abandonado.
Na década de 90 a BMW lançou algo parecido denominado telelever.

Longe de ser aquela suspensão sofisticada das Elf, mesmo porque a suspensão Telelever continua alterando a distância entre eixos e o ângulo de rake e de maneira diferente das bengalas, nas freadas ao invés de diminuir o ângulo do rake e a distância entre eixos ela aumenta ambos. Porém este sistema não deixa a frente afundar muito nas frenagens e se mostrou uma opção viável para este tipo de motocicleta tanto que é usada até hoje nas GS 1200 e nas RT.


Gold Wing

Posteriormente a BMW lançou outro modelo de suspensão dianteira para seus modelos GT e GTL denominado Duolever, esta suspensão é bem diferente da Telelever e o nova suspensão da Gold Wing é bem parecida (veja as fotos da suspensão da Honda e da BMW), desenvolvida de maneira que o movimento nas freadas é na vertical como nas Elf. Aos poucos este tipo de suspensão vai substituindo as bengalas, ainda está longe de ser usado em competições mas já é um começo, não vejo a hora de testar a nova Honda Gold Wing e sentir como trabalha esta nova suspensão e quais são as reações.


Gostei(1) Não Gostei(0)

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

One thought on “Suspensão dianteira da Honda Gold Wing 2018