Autódromos


O Brasil precisa de mais autódromos

O Brasil, e mais especificamente São Paulo e Rio de Janeiro precisam de mais autódromos. Não vou falar de pistas exclusivas para motociclismo, como existem na Europa porque é um sonho impossível. Autódromos de primeiro mundo, não só para ajudar a criar novos talentos no automobilismo e no motociclismo, mas para tirar o pessoal do racha nas estradas. Isso resolveu o problema nos Estados Unidos e na Europa. O que se vê aqui nas estradas do estado de São Paulo é estarrecedor. O pessoal literalmente apostando corrida nas estradas, e fazendo loucuras, sendo que muitos não tem experiência, são exemplo de barbeiragem.
No exterior vejo alguns guiando em alta velocidade, mas nunca apostando corrida, muito menos de forma imprudente como vejo aqui no Brasil.
Vamos fazer um comparativo bem simples. No mundial de moto GP, a média de velocidade em curvas, fica entre 90km/h e 140km/h, poucas curvas são feitas a mais de 200km/h, isto em pistas de corrida com toda a segurança possível. Pois bem, na Anhanguera e BR 40 um bom piloto com uma boa moto, consegue fazer as curvas a 200km/h.
Não é preciso dizer mais nada, já dá para entender a loucura. Uma estrada, com curvas cegas, nas quais o trânsito pode estar parado, com possibilidade de haver óleo no asfalto, e sem área de escape, além de lugares após as curvas que possuem passagem para travessia de pedestres, etc. Há pessoas apostando corrida nestas rodovias, fazendo curvas próximos ao muro, ou seja, zero de visibilidade à frente. Quando acontece um acidente, muitas vezes é fatal, muito pior se comparado a Morungaba, Amparo, e arredores, locais onde a velocidade é menor.
O único jeito de resolver isto é termos mais autódromos que, além de organizarem eventos, propiciem track days bem organizados, aonde o piloto vai com sua moto para passar o dia treinando.

O flime a seguir não é para ser imitado por ninguém, só foi feito para mostrar como se pode ser rápido numa estrada sem segurança para esta velocidade. Para a filmagem, foi checado antes o estado da estrada, transito, óleo na pista, etc.E as curvas foram contornadas de maneira correta, pelo lado de fora onde se aumenta enormemente o campo de visão.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.