BMW Motor Boxer K50 6


Motor boxer BMW K50

O brasileiro proprietário de motocicleta de grande cilindrada, de um modo geral roda poucos quilômetros anualmente e acha que uma motocicleta com mais de trinta/quarenta mil Quilômetros rodados está muito usada.
Este hábito está ligado a diversos fatores mas o principal é a falta de informação. A tecnologia atual, em todos os níveis, mecânica, eletrônica e os óleos, faz com que os motores durem muito.
Os motores das motocicletas atuais tem uma vida útil longa e o que pouca gente sabe é quando que um determinado conjunto motriz atinge a performance máxima.
Num conjunto motriz novo tudo está muito justo e é aconselhável respeitar o período de amaciamento. Não só o motor mas outras partes como cambio e eixo carda por exemplo. Tudo precisa ser amaciado, até as pastilhas de freio necessitam de assentamento nos primeiros quilômetros.
Na matéria em questão, as BMW com motor boxer, muito conhecidas do nosso público atingem o máximo de performance depois de muita quilometragem. A revista italiana Motociclismo fez recentemente um teste de 50 mil km com a nova BMW R 1200 RT que utiliza o mesmo conjunto motriz que equipa a nossa BMW R 1200 GS.
Foi medida a potência no dinamômetro com 2.500 km, 20.000 km, 30.000 km, 40.000 km e 50.000 km. Pois bem, a potência máxima foi atingida aos 40.000 km, com um aumento de potência em relação a primeira medição de nada mais nada menos que 6,3 CV. Com 50.000 KM o motor perdeu apenas 0,6 CV em relação a medição dos 40.000 Km. Todo esse aumento de potência influi não só no prazer de dirigir mas também na economia de combustível.
É nessa faixa de quilometragem que a motocicleta atingiu o auge da performance.
A conclusão é simples, grande parte dos motociclistas no Brasil vendem suas motocicletas antes do período de melhor performance.
Este hábito afeta o preço de mercado e portanto a liquidez de maneira que mesmo aqueles que conhecem bem o produto que tem em mãos acabam as vezes vendendo a motocicleta antes do melhor período de utilização para não perder muito valor de revenda.
Na Europa por exemplo, se utiliza os veículos por um período bem mais longo.


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6 pensamentos em “BMW Motor Boxer K50

  • Wellington Cassiano

    Falo isso para meus amigos, proprietários de GS há tempos. Tem uns que trocam de moto assim que o modelo novo aparece na concessionária. E o mesmo vale para os carros. No Brasil, carro com 40 mil quilômetros já é considerado rodado demais.

  • Valdenio

    Rapaz. O brasileiro tem que ser estudado pela NASA. não é a tôa que tem tantos casos de abdução por aqui… São tantas teorias sem fundamento que são perpetuadas que ninguém sabe mais dizer o que é verdade e o que é só cultura inútil e desinformação. Basta ver as barbaridades que são ditas nos forums e posts do Facebook

    Parabéns pelo conteúdo!

  • Ale

    Cada um, cada um!
    E moto não é so motor, a parte eletrônica evolui muito rapidament, em dois anos mutias melhorias são implementadas.
    Se o cara pode trocar, porque não?
    Na europa a manutenção da gs é muito mais barata, além de se ter fácil acesso as peças. Aqui no brasil é impraticável vc manter uma gs sem garantia, se der problema no módulo do abs, por exemplo, vc vai gastar 15% do valor da moto e ainda tem que esperar meses pra peça vir de fora. Esse é um dos fatores pro aumento de roubos, a pessoa não pode manter o veículo e compra peças no desmanche.
    Sem mencionar a diferenca de temperatura, aqui nos trópicos o desgaste é bem maior, ate pq a gasolina, bem todo mundo sabe,né?
    O preço de mercado acaba sendo ditado também pela garantia de fábrica, se a moto ainda esta na garantia o preço é maior mesmo estando “bem rodada”.
    Sem garantia vai cair, mesmo que vc venda pro seu amigo de infância que sabe que vc cuida mais da moto do que da espôsa.
    Eu troco de moto a cada dois anos, quando acaba a garantia inicial de fábrica, não sei até quando vou conseguir fazer isso. Rsrs
    Aliás, estou vendendo a minha ADV 16/16, 72mil km rodados, nunca deu defeito, com todas as revisões em dia.

  • Lucio Dias

    Galera, estou ensaiando pegar um big trail a vários anos rs
    No meu prédio tem um gs 1.200 ano 205 com 60mil km, moto sem detalhes… Como o dono não anda, dado a idadade, mudança de estilo de vida o mesmo está propenso a vender.
    Aí bate aquela dúvida, está muito rodada? Valeria a pena pelo preço ou tentaria pegar uma gs 800 mais nova? Fiquei muito tentato🤪

  • Anderson

    Olá. A própria BMW solta o sistema eletrônico que vem com vários limitadores com mais de 6 mil km ê só o cliente pedir na concessionária ,daí no geral respeita-se o amaciamento até 10 mil km .
    Depois disso é ferro na boneca o tempo todo as vezes o brasileiro com motor frio já está torcendo o cabo não espera nem o óleo subir ou atingir todos as partes do motor depois de horas parado, aqui é Brasil e grande parte dos motociclistas brasileiros são moedor mesmo de motor é onde. BMW não aguenta e explode como a gente já está enjoados de ver.. o brasileiro não tem o abito nem de ler o manual do proprietário na sua grande maioria