BMW R 1200 RT vs BMW R 1200 GS – 2017 4


Viajando de motocicleta no exterior
BMW R 1200RT vs BMW R1200GS

O Riding Skills alugou as novas BMW RT e GS na Europa e nesta matéria ajudará o leitor escolher a melhor moto na sua próxima viagem.
A GS 1200 muito conhecida pelos brasileiros é a predileta para aqueles que alugam fora, já a RT pelo fato de não mais ser vendida no Brasil já não é tão conhecida. Nas matérias “escolha da motocicleta”, um dos fatores principais para tomada de decisão na hora de escolher é a utilização. Uso só em asfalto, asfalto e off Road, só off Road, com garupa ou sem garupa. Estes são os principais pontos que devem ser analisados na hora de escolher a motocicleta na hora de viajar.
O roteiro escolhido foi os Pirineus, saindo de Barcelona e serpenteando as montanhas passando por La Seu d’urgell, Vielha, Bielsa, Pamplona e St. Sebastiàn, voltando pelo lado francês, Biarritz, col d’aspin, Col du turmalet, entrando novamente na Espanha indo a Vic e costeando a costa Brava até chegar em Barcelona. Foram 12 dias e 3000 Km. A viagem foi feita só por asfalto, estradas maravilhosas com todo tipo de curvas, um percurso perfeito para o comparativo. Nos primeiros quilômetros a GS com 30 quilos a menos dá aquela sensação de leveza e agilidade, enquanto na RT dá para sentir o maior peso e volume, principalmente nas freadas e acelerações. Mas não se engane a RT é show, a geometria de ambas são bem diferentes, distância entre eixos, caster, curso das suspensões, e medida da roda dianteira, 17 polegadas com pneus mais esportivos na RT e 19 polegadas e pneus mistos na GS, faz com que a RT seja muito ágil e estável nas curvas.
Ambas vem equipadas com suspensões semi – ativas com regulagem eletrônica e shift assistant. Todos os recursos e regulagens estão publicados nas matérias (“BMW R 1200 RT” e “BMW R 1200 GS Rallye”).
A RT contorna mais fácil curvas muito fechadas de montanha devido principalmente ao baixo centro de gravidade e a roda dianteira de 17″, e com garupa isto se torna ainda mais marcante, a RT foi projetada para viajar com garupa, o banco é mais espaçoso, o encosto do top case é mais confortável, a pedaleira é maior e as pernas ficam menos dobradas.
A melhor proteção de vento oferecido pela grande carenagem e para brisa (este com regulagem elétrica) e o maior espaço para a bagagem aumentam ainda mais o conforto. A RT vem também equipada com som e auto falantes no painel, em baixa velocidade dá para curtir bem as músicas, eu pessoalmente prefiro o som no painel ao invés do capacete, quando a situação permite. Numa chuva leve esta proteção ficou bem aparente molhando menos o piloto em relação a GS.
Conclusão:
Duas ótimas motocicletas para longas viagens, se o roteiro for apenas por estradas asfaltadas a RT leva vantagem, e se for com garupa a vantagem é ainda maior, não só no conforto para piloto e garupa mas também na facilidade de pilotagem.


Gostei(1) Não Gostei(0)

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 thoughts on “BMW R 1200 RT vs BMW R 1200 GS – 2017