BMW S 1000 R 4


BMW S 1000 R

A BMW S 1000 R, é derivada da BMW S 1000 RR, e é o que a diferencia da maioria das nakeds encontradas no mercado, com algumas alterações para torná-la mais confortável e civilizada. Vamos aos números.
O motor tem 160HP contra 198HP da RR, em compensação o torque manteve-se quase o mesmo só que a 9.250 rpm contra 10.500 rpm da RR.
Ainda em comparação com a RR, o angulo de Caster passou de 96,5 graus para 98,5 graus, o steering head angle passou de 66,5 mm para 65,4mm e a distância entre eixos de 1.438 mm para 1.439mm. Essas pequenas alterações somadas as pedaleiras colocadas mais embaixo e mais a frente e o quidão mais alto, tornaram a motocicleta mais confortável sem perder a esportividade. Lógico que por ser uma naked, o único senão é a proteção aerodinâmica inexistente. O modelo visto aqui é o topo de linha, as suspensões tem regulagem eletrônica e a traseira é semi ativa. Vem equipada com o shift assistant para mudar as marchas para cima sem utilização da embreagem (que maravilha). Já dá para perceber que a moto não foi feita só para andar nas ruas e estradas, mas para os track days também, os pneus tem a mesmas medidas da RR e ela vem inclusive com o cronômetro para marcar os tempos de volta, com inúmeras informações. A utilização deste cronômetro é facílima, a cada volta é só clicar no botão de piscar o farol alto, que já começa a marcar a próxima volta. A moto estava nova então não abusei dos giros, e nem precisa já que sobra torque neste motor (inclusive a luz indicativa para mudança de marcha estava regulada para 7.000 rpm). Após algumas alterações na posição do guidão e do manete do freio, saí para a estrada. Fui sentindo a motocicleta tentando me adaptar, logo percebi que não é difícil. Na auto estrada o vento atrapalha, tenho 1,90m de altura (entre os inúmeros acessórios, tem uma bolha mais alta, não sei o quanto ajuda), mas quando entrei nas estradas secundárias bem sinuosas, que prazer, fazia tempo que não me divertia tanto. Os giros vão subindo e as trocas de marchas com o shift assistant faz você pensar que está correndo na Moto GP. A frenagem é su real. Uma das dicas para se pilotar uma motocicleta é a suavidade, e nesta BMW fica bem claro isso, se você for bruto vai se dar mal, agora se for delicado vai se divertir muito. A eletrônica embarcada é enorme, vem com ASC (Automatic Stability Control), DDC (Dynamic Damping Control) e DTC (Dynamic Traction Control).
Este modelo completo vem com os seguintes modos de dirigir:
Road, Rain, Dynamic e Dynamic Pro. Em cada modo a eletrônica ajusta o controle de tração, ABS e potência, por exemplo, no modo Rain a potência cai para 136hp. E o Dynamic Pro permite tudo, Zerinhos e andar com a moto empinada. Nos outros modos não dá para fazer zerinho nem empinar, já que a eletrônica compara as velocidades da roda traseira com a da roda dianteira, quando a velocidade da roda traseira passa a velocidade da roda dianteira, o controle de tração entra em ação. A maioria das pessoas não gosta de ler manual, mas aconselho a ler com atenção em função das várias configurações possíveis, não só por segurança, mas para aproveitar bem o potencial da motocicleta. Já pensou te entregaram a moto no Modo Rain, e seis meses depois você descobre que está pilotando uma moto com 136hp e não 160hp?
Minha sugestão de regulagens são as seguintes:
Estrada
DDC: Normal ou Hard (dependendo da qualidade do asfalto, muitos bumps, usar o Hard, as válvulas de compressão e retorno ficam mais justas)
Mode: Dynamic
Pré-carga da mola: 1 capacete, se estiver só e sem bagagem e pesando menos de 80 kg.

Cidade
DDC: soft ou Normal
Mode: Normal
Pré-carga da mola: 1 capacete


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4 pensamentos em “BMW S 1000 R

  • CINTHIA

    Andei com essa moto num Track day em Interlagos, não preciso nem falar o quanto gostei…!!! Ela veste para o meu tamanho 1,68 é perfeita, vc e a moto são um só. Além ágil ela faz curvas gostosas, perfeita para dançar ( se é que me entende, rsss ) Pena que não posso ter uma pelo risco de assalto aqui em SP, principalmente para quem anda muito sozinha como eu faço.