dica de regulagem das suspensões em função do desgaste dos pneus 2


BMW S 1000 RR 2016

Dica de regulagem das suspensões em função de desgaste dos pneus

 

As motos esportivas são mais sensíveis ao desgaste de pneus, além de os pneus esportivos durarem menos pela óbvia razão de serem mais macios para oferecerem mais grip. Muitas vezes a dirigibilidade fica prejudicada antes da marca da troca (leia matéria desgaste de pneus). A seguir comento a alteração feita na regulagem das válvulas de compressão e retorno da BMW S 1000 RR que permitiu melhorar a dirigibilidade e levar a vida do pneu mais a diante.

A BMW S 1000 RR, após aproximadamente 4 mil quilômetros rodados (mais ou menos 80 km em pista), a dirigibilidade ficou prejudicada em função do desgaste dos pneus, começou a balançar em curvas, principalmente em pavimentos com ondulações, a frente ficou mais pesada, enfim efeitos característicos, então testei algumas regulagens nas suspensões para tentar levar a moto até a marca de troca. Fiz as seguintes alterações e achei que ficou bom, rodei até os 5300km quando o desgaste chegou na marca.

 

Frente.

Damping: +2

 

Traseira.

Rebound Damping: + 3

Compression Damping: + 2


Gostei(2) Não Gostei(0)

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 thoughts on “dica de regulagem das suspensões em função do desgaste dos pneus

  • Roberto Alves Lima

    Marcos, é incrível mas desempenho e sofisticação tem seu preço. Depois de testar a regulagem mencionada ( e aí vai o pacote sensibilidade + experiência + conhecimento do piloto ) a vida útil do pneu foi estendida em aprox 30% o que é muito bom, por outro lado a cada troca de óleo – 10.000km – lá se vão 2 jogos de pneus. Haja diversão !! abs