Ducati Multistrada 1200 4


Ducati MTS 1200

Ducati MTS 1200

Ducati MTS 1200

A nova Ducati Multistrada é pura adrenalina, com a vantagem que se pode viajar com bagagem e garupa com conforto, graças principalmente a eletrônica e outros atributos que vou falar mais adiante. Viva a eletrônica, com suspensões semi-ativas, ela está em toda parte, nas suspensões, no motor, nas rodas e nos freios. Este é o futuro, não tem mais volta. Quando adquiri minha primeira motocicleta com regulagem eletrônica das suspensões falei para meus amigos, isto cai como uma luva no Brasil. Já viajei por 23 Países e nunca encontrei estradas tão ruins como as nossas. Mesmo as estradas recém asfaltadas tem defeitos, como as ondulações (bumps). Com essa variação de qualidade do piso, o correto é regular as suspensões para cada tipo de asfalto, coisa que sem a regulagem eletrônica fica impossível, não dá para parar toda hora pegar as ferramentas e alterar a regulagem. Para ser mais claro, vou dar um exemplo, você pode sair de Lisboa em Portugal e ir até Dubrovinik na Croácia sem precisar alterar a regulagem das suspensões (a não ser em caso de chuva), porque o asfalto das estradas varia de muito bom a ótimo. Aqui no Brasil a maioria das estradas o asfalto varia de ruim para péssimo. Saindo de São Paulo em direção a Amparo via Morungaba, o ideal é mudar a regulagem das suspensões várias vezes em função dos diversos tipos de piso que vai encontrar. A Ducati MTS, que também possui suspensões semi-ativas, alterar os modos de condução de acordo com o estado do piso é muito importante, porque a motocicleta tem muita potência e uma geometria radical, deixando ela arisca. Usando o DSS (Ducati SkyHook suspension) que altera as regulagens constantemente em função da qualidade do piso, você pode customizar e alterar a regulagem das válvulas de compressão e retorno, e o pre-load de acordo com seu estilo. No percurso que fiz, passando por Itatiba, Morungaba e entrando para Tuiuti até Bragança Paulista, na primeira vez utilizei o modo Sport e deu para perceber que a roda traseira principalmente, perdia aderência em algumas curvas por causa das ondulações, mais adiante volto a falar sobre regulagens. Na auto estrada a Ducati roda tranquila com uma boa proteção de vento, não transfere calor para o piloto e garupa e roda com pouca vibração até a velocidade de cruzeiro que é em torno de 150/160 quilômetros por hora, 5250/6000 giros por minuto (velocidade bem superior a máxima permitida nas nossas estradas). A partir daí a vibração aumenta principalmente acima dos 7000rpm, mas nada que atrapalhe muito. Nas estradas de montanha a pilotagem vira puro divertimento, é o habitat natural dela. Contorna as curvas grudada no asfalto e tem uma tremenda agilidade para mudanças de direção, graças a geometria, a roda dianteira com aro de 17polegadas, aos pneus 85% asfalto e potência de sobra. No modo touring a motocicleta está pre programada para uma viagem tranquila e segura. As suspensões estão reguladas num nível intermediário e a potência do motor com 150 HP Low. No modo Sport ela vira bicho, 150HP Hi e suspensões mais duras, pode ir para Pista que ela não vai fazer feio, tem inclusive cronômetro de voltas. O painel fornece ainda uma série de informações, como consumo médio, consumo instantâneo, velocidade média, temperatura externa, dois trips, cronômetro, e aviso de gelo quando a temperatura externa chega a 4 graus.
Voltando a falar sobre o set up, o que tenho a dizer é que o comprador desta motocicleta tem que estar bem a par dos diversos tipos de set up, e usá-los sempre que for necessário, no piso ruim, no piso bom, na chuva, com garupa e ou bagagem, usem e abusem dos inúmeros recursos que ela fornece. Desta maneira você estará pilotando com maior segurança e conforto. Importante comentar que a qualquer momento você pode voltar para o set up pré programado de fábrica, basta clicar na tecla Default no modo que você customizou.
Uma dica de regulagem para andar nas estradas de montanha, só piloto e sem bagagem: Usar o modo touring alterando o dumping dianteiro e traseiro um nível acima do médio, e passando a potência para 150 HP HI.
DTC= níveis de 1-8, sendo 1 para Enduro profissional (demora muito para entrar em ação) e 8 para chuva (entra em ação rapidamente).
ABS= níveis de 1- 3, sendo o 1 para Enduro e o 3 para uso normal (maior sensibilidade)
Conclusão: a concorrência nesta modalidade de motocicleta está muito acirrada (ótimo para nós consumidores) e estão fazendo produtos cada vez melhores. A Ducati com certeza está entre as melhores.


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4 pensamentos em “Ducati Multistrada 1200

  • Miguel Lowndes Dale

    Muito bom o teste, excelente filmagem.
    Para regulagem da suspenção, parece menos difícil para quem sabe e esta acostumado.
    Na Triumph Explorer, a suspenção traseira não é eletrônica, mas precisará ser no futuro próximo.

  • Roberto Alves Lima

    O teste, muito bom, dá uma ideia precisa do que esperar dessa moto para aproveitá-la com todo seu potencial. A eletrônica cada vez mais presente é muito benvinda e requer do usuário pelo menos a leitura atenta do manual da moto. Uma providência bastante negligenciada em geral. Depois de “sentir” aonde está o seu acerto nas várias regulagens possíveis, sair para o asfalto será sem dúvida uma bela diversão. Abs