Viagem a Itaipava e Paraty 2


Viagem – Itaipava e Parati

Viagem feita em Julho de 2017 partindo de São Paulo capital. Este roteiro vale a pena não só pela beleza da natureza e qualidade do asfalto, mas também pela ausência de tráfego.
Partindo de São Paulo pela rodovia Airton Senna, Carvalho Pinto e Dutra até o final da serra das Araras e saindo sentido Miguel Pereira. O asfalto está novo, e a paisagem é maravilhosa. Partindo de Miguel Pereira a próxima cidade é Paty de Alferes e depois Itaipava. Caminho muito bonito pelo Vale das Videiras, com curvas e mais curvas, só fica um pouco cansativo no final antes de chegar na BR 40 pela quantidade de lombadas. Itaipava é um ótimo lugar para se hospedar, tem várias Pousadas e bons restaurantes. De Itaipava a Teresópolis são 38km numa estrada de concreto com belas paisagens e bem sinuosa. Está um pouco ondulada principalmente no sentido inverso. Visitar Petrópolis é indispensável, Catedral, casa de Santos Dumont, enfim uma série de atrações culturais, além do maior museu de motocicletas do país, mas é bom verificar as datas de visitas, na 2a feira por exemplo está tudo fechado. Desta vez escolhemos repetir o caminho por Miguel Pereira para ir sentido Parati. Na Dutra pegar saída em Piraí para Passa Três e Rio Claro. Estrada muito bonita, porém no começo já está um pouco judiada. Depois de Rio Claro a descida da serra é famosa, passamos pelos túneis de pedra e chagamos na BR 101 perto de Angra Dos Reis. Daí até Paraty a estrada está boa e o visual muito bonito. Paraty é talvez a cidade histórica mais famosa do Brasil, e constantemente é cede de vários eventos culturais. Lojas, restaurantes e bares é o que não falta. As praias e ilhas ao redor são uma atração à parte, programa indispensável.
De Paraty seguimos pela BR101 até Juquehy, litoral norte de São Paulo. Entre Paraty e Ubatuba a estrada está se desfazendo e a quantidade de radares é enorme já que na região a população cresceu demasiadamente. Saindo de Juquehy optamos voltar por Mogi.


Gostei(1) Não Gostei(0)

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 thoughts on “Viagem a Itaipava e Paraty